quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Então... Qual a diferença entre Comunidade e Sociedade?

Comunidade é definida pelo ato de “viver junto, de modo íntimo, privado e exclusivo”, como na família, nos grupos de parentescos, na vizinhança e na aldeia camponesa.
Os indivíduos estão envolvidos como pessoas completas, que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo sendo unida por um acordo de sentimentos ou emoções entre pessoas.
Sociedade é definida como “vida pública”, como uma associação na qual se ingressa consciente e deliberadamente.
Os indivíduos também se encontram envolvidos entre si, mas a busca da realização de certos fins é específica e parcial sendo formada por um conjunto de leis e regulamentos racionalmente elaborados.
A Comunidade apresentam as seguintes características sociológicas:
NITIDEZ – É o limite territorial claro da comunidade, ou seja, onde ela começa e onde ela acaba.
PEQUENEZ – A comunidade é, em si a unidade de observação pessoal ou, então, sendo um pouco maior, porém homogênea, proporciona uma unidade de observação pessoal plenamente representativa do todo.
HOMOGENEIDADE  – As atividades e o estado de espírito são muito semelhantes para todas as pessoas de sexo e idade correspondentes; o curso de uma geração é semelhante ao da precedente.
AUTO-SUFICIÊNCIA  –  É o que proporciona todas ou a maioria das atividades que atendem às necessidades de seus membros.
Já nos tipos de Sociedade a mesma apresenta uma acentuada divisão do trabalho; Proliferação de papeis; Estrutura complexa; Divergência de crenças; Costumes e valores; Frouxamente articulada e Dificuldade de consenso.
Portanto, não importa a forma como você vê sua coletividade, o importante e você fazer a diferença com atitudes promotoras do desenvolvimento de comunidade ou sociedade com afinco e determinação. 
Por Dr. Allan Marcio






Fonte: Portal do Controle Social

2 comentários:

  1. ok, interessante matertia embora faltando detalhes.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Ajudou bastante!

    ResponderExcluir