terça-feira, 8 de maio de 2012

Frente Parlamentar sobre combate à tuberculose será lançada hoje

Será lançada hoje a Frente Parlamentar pela Luta contra a Tuberculose. A cada ano, 70 mil pessoas contraem tuberculose no País, o que provoca 4.300 mortes anualmente, ou seja, 12 por dia. Além disso, estima-se que 45 milhões de pessoas carreguem o bacilo de Koch, a bactéria que provoca a maioria dos casos de tuberculose.

A doença ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges – as membranas que envolvem o cérebro. Os principais sintomas são tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, acompanhada ou não por febre no fim do dia.

Abandono do tratamento
Articulador da criação da frente, o deputado Antonio Brito (PTB-BA) destaca que um dos maiores problemas para o combate à doença é o abandono do tratamento pelo paciente antes de seis meses, em razão da melhora no estado de saúde.

“Com isso, o bacilo se torna resistente, acometendo outras pessoas nas quais a medicação já não fará efeito. É preocupante também o fato de a tuberculose ser a principal causa de morte das pessoas acometidas por HIV/Aids”, afirmou.

O lançamento da frente parlamentar ocorrerá às 17h30 no Plenário 13 da Câmara Federal.




Fonte: Blog da Saúde /  Agência Câmara

2 comentários:

  1. Sem falar nas pessoas que tem a doença e ainda não sabem e ficam apenas espalhando.
    Tem hora que eu acho que as pessoas estão brincando de adoecerem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Interesante, habra que tenerlo en cuenta, gracias por el aviso.

    Un saludo

    ResponderExcluir